domingo, 11 de setembro de 2011

Miss Universo 2011 vem aí ...



O concurso de Miss Universo é inspirado no antigo International Pageant of Pulchritude (Desfile Internacional da Beleza), durou quase dez anos até 1935, se realizava anualmente, atribuindo o título de "Miss Universo" à vencedora.  


Graças a opinião forte de uma mulher Yolanda Betbeze que se recusou em posar com as peças da empresa patrocinadora do concurso em 1950, leia-se maiôs Catalina,a organização começou a perceber uma nova tendência nos concursos de beleza . Só o físico já não importava , a inteligência, valores pessoais e a capacidade de liderança das mulheres estavam entrando na ciranda . 

Yolanda Betzebe

Catalina e Universal se uniram para criar um novo formato de concurso e assim nasceu o Miss Universo !!! Coroada em 1952 a primeira Miss Universo , a finlandesa Armi Kuusela, apaixonou-se por um empresário filipino na vigência do seu reinado, abriu mão de faixa e coroa . 

Armi Kuusela 
Desde então foi criada a regra de que se a primeira colocada por algum motivo fosse impedida de levar até o fim seus compromissos a segunda colocada assumiria seu posto. Além disso, a partir deste concurso ficou vetada a participação de mulheres casadas . Regras que permanecem até os dias de hoje . Até 1971 o concurso era realizado nos Estados Unidos, a partir daí espalhou-se pelo mundo .  
Em 1996 o concurso passa para as mãos de Donald Trump que revende seus direitos em 2002 para o Miss Universe Organization e a rede de TV NBC. 
Vários formatos foram experimentados durante todos estes anos , mudando entre o número de semi e finalistas até mesmo o sigilo das suas notas. Em tempos modernos , as semifinalistas são formadas por 15 misses mais uma que representa o voto interativo virtual do mundo todo. Sim a rede entrou definitivamente para o concurso.


A coroa Mikimoto.

O design mais conhecido da coroa de Miss Universo foi usado durante 38 anos até 2001. Passou pela Mikimoto e manteve seu visual de 2002 a 2007. Desde 2009, depois de vários designs, as coroas também mudaram. Pela primeira vez o público por meio de votação pode escolher entres 3 modelos que simbolizavam: paz, esperança e  união. 

A coroa que simboliza a paz foi escolhida. (Diamond Nexus Labs) 

Vamos combinar .... tem coisa mais mulherzinha do que concurso de miss ??? Em 2004 foi composta a trilha original Orenté que é usada até hoje com variações para entrada, gala, eliminações e etc . Ficou curiosa , clica aqui para refrescar a memória. 
Estados Unidos e Venezuela são os celeiros da grande maioria das coroadas do concurso desde sua criação . Na era dos anos 2000 muita coisa mudou , mas tivemos bicampeonato para Venezuela em 2008/2009. O país leva a sério o concurso , existem escolas e pessoas especializadas em "criar" verdadeiras beldades especificamente para a caça da coroa. Vamos refrescar a memória novamente e checar as fofas ganhadoras dos ultimos anos ... 
2000 - India 
2001 - Porto Rico 
2002 - Russia 
2003 - República Dominicana  
2004 - Austrália 
2005 - Canadá 
2006 - Porto Rico 
2007 - Japão (a miss que o Brasil não engoliu, deixando Natalia Guimarães no vácuo) 
2007 - segunda colocada Miss Brasil 
2008 - Venezuela 
2009 - Venezuela é bi 
2010 - México 
Estive futucando a página oficial do concurso Miss Universo , que antecipa fotos de todas as participantes e te dá o direito a voto para ajudar a escolher as semifinalistas . Minha crítica , a produção conta com figurinos "xexelentos" de dança do ventre da 25 de Março , ganharam cabeças carnavalescas de penas e plumas , mas mesmo assim faltou capricho .... Sinto cheiro de venezuelana ganhando a coroa outra vez , a Miss Brasil vai ficar no vácuo lá longe , sorte dela se chegar as semifinalistas ... Minhas preferidas são : Venezuela , Argentina , Ucrânia , Angola , México e República Dominicana  ..... e vocês o que acham ???? 
Venezuela - traje típico
Ucrânia - traje de banho (será que só eu acho essa mulher um poder?) 
República Dominicana - traje uó 25 de Março 
México - traje de banho 
Angola - traje de banho 
Argentina - traje típico 
Outra coisa pontual , as preliminares do concurso já aconteceram durante esta última semana , as semifinalistas já foram escolhidas e nós aqui teremos que esperar até segunda feira a partir das 22:00 horas pela Bandeirantes ou TNT prá saber, a mulherada restante fica só prá cenário .... ninguém merece  . Na segunda dia 12 de setembro comento o concurso via twitter (@camilladamato) vamos bater papo ??? Maquiagem , cabelo , modelitos , as misses na rodinha, afinal de contas é o aniversário de 60 anos do Miss Universo, e a web é o mundo ...
Abaixo nossa representante, Miss Brasil Priscila Machado , afinal beleza é ponto de vista !
Inté !










Um comentário:

  1. Oi Camila!

    Que legal ler sobre o Miss Universo aqui. Sou fã de concursos de beleza há muitos anos, e estou feliz e triste ao mesmo tempo porque daria TUDO para acompanhar a final amanhã, mas não consegui me credenciar.

    Infelizmente, o concurso em si não elege o mesmo tipo de beleza que consideramos ideal, salvo poucas exceções como 2000 (Lara Dutta simplesmente ARREBENTOU na noite final, havia outras mais bonitas, mas a noite foi dela), e principalmente 2002, Oksana provou a todos que a unanimidade não é burra, ela foi a Miss Universo mais linda que já vi até Natalie Glebova.

    Infelizmente ela não pôde levar a termo seu reinado de Miss Universo, passando a coroa 3 meses depois a Justine Pasek do Panamá, infinitamente menos bela do que Oksana.

    Daí a "Meleca" aconteceu em 2003, quando tínhamos certeza ABSOLUTA de que Miyako Miyazaki seria Miss Universo, e na final, a coroada foi a breguice de Amelia Vega. O Japão amargou essa derrota até 2006, inclusive ameaçando a desistir do concurso e levando a Miss Japão para concorrer no Miss Mundo. Daí voilá: uma Miss feia e vesga venceu Natália Guimarães inexplicavelmente em 2007.

    Infelizmente não vejo nossa miss indo nem para o Top 15 amanhã, eu punha muita fé que DF levaria a coroa, e envergaria a coroa de Miss Universo na sequência, mas vai entender? Se é pela beleza, acho que está entre USA, Venezuela, China e Malásia.

    Beijocass

    ResponderExcluir