segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

O Tempo e a Maquiagem - breve história

Os mais antigos indícios do uso da maquiagem foram achados por arqueólogos e datam do Egito Antigo, por volta de 3000 antes de Cristo. "Considerada uma arte pela civilização egípcia, a maquiagem se originou com o kohl", afirma a físico-química Inês Joeques, da Universidade Estadual de Campinas.


O kohl(tataravô do nosso amado idolátrado delineador)é um pigmento preto ainda hoje usado como sombra , para sublinhar o contorno dos olhos e escurecer cílios e sobrancelhas. Todos os cosméticos da época eram extraídos da Natureza: o chumbo, o giz, o óleo de oliva, o ocre, a gordura aninal, a henna e a lista continua. Usados para diversos fins, alguns para hidratar,outros para colorir.

Cleópatra, a formadora de opinião bafo daquela época fez uso infinito de seus produtos cosméticos : banhos de leite de cabra e mel, máscaras de argila e o uso do kohl delineando seus olhos atraindo assim a proteção e bençãos divinas dos deuses da antiguidade.

Cena de "Cleópatra"com Elizabeth Taylor

Todos os antepassados da maquiagem também seriam desenvolvidos milênios mais tarde na Europa, tanto na Grécia como na Roma antigas, onde embelezavam não apenas as mulheres, mas igualmente os homens.

Na Grécia as mulheres davam preferências apenas em realçar a beleza natural usando apenas leves sombreados em seus olhos. Podemos afirmar que a cosmetologia aliada a medicina da época conquistaram seu nível mais alto de que tinha notícia desde então.
Já os romanos tinham acesso a todo tipo de cosmético disponível na época, óleos hidratantes, máscaras faciais, anti rugas e por conta de suas agendas concorridas de festas, banquetes e orgias o uso da maquiagem se tornou prática diária.

Após a queda do Império Romano (no século V d.C.),porém, o uso desses produtos foi praticamente abandonado na maior parte do continente europeu e, durante toda a Idade Média, o pensamento religioso falou mais alto que a vaidade. Eram severamente punidas as mulheres que eram encontradas usando maquiagem , utilizavam até mesmo sanguessugas para empalidecer a pele. A beleza da época era pálida, pura e com sobrancelhas bastante arqueadas.




"No púlpito, os grandes pregadores fustigam o espelho, ´porta do inferno´, e amaldiçoam a pintura facial sacrílega que permite à infâmia [...]. Enganadora é a beleza que mascara a natureza culpada das mulheres, diabólica é a maquiagem, subterfúgio que dissimula o horror e o fedor reais de seus corpos e de suas almas, se é que elas têm uma [...]. No dia do Juízo Final, essas mulheres maquiadas não serão reconhecidas por Deus como suas criaturas e irão imediatamente queimar nas chamas de seu satânico cúmplice." FAUX, Dorothy Schefer. Beleza do Século.






No Renascimento a partir de 1.300, as pessoas se mostraram mais preocupadas com a elegência, no vestir , no comportamento e na maquiagem. A maquiagem só ressurgiria com força a partir do século XV, quando a Itália e a França se tornaram os principais fabricantes de produtos de beleza.

A culpada pelo retorno da rotina de maquiagem foi Catarina de Médicis, rainha da França,no século XVI. Lançadora da tendência da "mosca", pequeno retalho arredondado de tecido preto que fixado ao rosto conferia graça e charme , a famosa "pinta"!!! Dependendo do lugar onde era fixada continha uma linguagem oculta: próxima aos olhos (assasina), no canto da boca (beijoqueira), na covinha do sorriso (bem humorada), na testa (majestosa),na bocheca (galante)e sobre os lábios (devassa). E a Cindy Crawford se acha "mudernaaaa"...

Nessa época, o uso de maquiagem era privilégio de reis, cortesãos e aristocratas, que apreciavam principalmente o pó-de-arroz e pomadas coloridas que serviam para pintar os lábios.
Ícones fashion do século XVIII foram Madame Pompadour e Maria Antonieta, que lançavam mão do uso de bases rosadas, blushes, sombras, pós e é claro o uso das famosas moscas...

Maria Antonieta
A partir do século XIX começa uma nova fase,dominada pelo poder aquisitivo , nasce o romantismo. Período em que as mulheres mantinham o ar angelical e aparência delicada. Na era vitoriana as mulheres preferiam beliscar bochechas e lábios para obter uma aparência saudável e corada, mulheres que usavam maquiagem nesta época eram de reputação duvidosa , cantoras e "entertainers"de bordéis. Fazia parte inclusive da diferença de classe social , já que as camponesas tinham a pele mais bronzeada naturalmente pelo seu trabalho as aristocratas davam preferência em manter a pele mais pálida possível evitando a exposição ao sol.

Depois de tantas idas e vindas nas tendências mundiais de beleza chega o nosso amado, idolatrado salve salve século XX . Junto com um novo ideal de beleza e cuidados.



Acompanhar a tendência hoje não se trata mais de proibições religiosas ou politicas , hoje a mulher usa a maquiagem como ferramenta de comunicação e colocação da sua posição no mercado de trabalho. Além da pura vaidade existe a preocupação com saúde e bem estar , afinal de contas o mundo hoje vê a beleza que vem de dentro para fora .

A gente se fala...

Camilla D'Amato

2 comentários: