domingo, 27 de novembro de 2011

BLOGUEIRAS x JORNALISTAS






Blog definição

"ART MASC. página de internet regularmente atualizada , que contém textos organizados de forma cronológica, com conteúdos diversos (diário pessoal, comentário e discussão sobre um dado tema, etc) e que geralmente contem hiperligações para outras páginas ."

Pois muito bem ..... vamos dissertar sobre !

O que anda acontecendo por aí que os jornalistas se sentem TÃO incomodados pelas blogueiras?

Eu não sou jornalista , resolvi montar meu blog porque gosto de compartilhar MINHAS opiniões com os outros. Partindo da definição , meu blog expressa tão somente minha opinião , assim como sou leitora de tantos outros , ninguém é obrigado a compartilhar as minhas , afinal a internet é a ferramenta mais democrática que o homem criou na Terra. Lê quem quer , compartilha quem sentir vontade, comenta ou critica quem quiser. E salve a democracia , hoje em dia tem blog quem quer, e isto não quer dizer que todos os blogs tenham conteúdo ou sejam formadores de opinião. Há sim muito espaço digital sem conteúdo , com erros crassos de português (coisa que me incomoda profundamente) , mas se foram feitos para compartilhar opiniões que sejam absolutamente livres para fazê-lo, já que não obrigam ninguém a lê-lo.

Meu blog tem como finalidade misturar informação e gosto pessoal , tem minha cara , meu jeito , minha personalidade. O que seria do vermelho se não fosse o verde ...

As empresas começaram a perceber que a OPINIÃO PESSOAL de algumas blogueiras pode gerar lucros em seus negócios e é exatamente aí que o "bicho pega" !!! O mundo corporativo aderiu ás mídias sociais , o público, leitor , espectador está conectado através do mundo digital , a informação ultrapassa qualquer outra mídia no quesito rapidez , qualquer reclamação feita via "rede social" ganha atenção especial, nenhuma empresa séria quer seu nome enxovalhado por aí na velocidade da luz.

O problema talvez gire em torno de apenas um aspecto : $$$ , dinheiro , money , bufunfa , jabá , mimo , patrocinador , apoiador, chame do que quiser.

Sim , hoje blogueiras são convidadas para eventos feitos ESPECIFICAMENTE para elas .... porque?
Porque as empresas entenderam que esse tipo de estratégia gera marketing espontâneo , blogueiras são "criaturas" curiosas que gostam de estar entre suas colegas , apreciam quando as informações são compartilhadas, gostam de falar sobre , fotografar e interagir , seja pessoalmente ou via blog. E na sua MAIORIA blogueiras NÃO são pagas para tal ...

Sim, existem postagens que são "editoriais" , eu mesma recebo via e-mail muitas sugestões de pauta , posto o que acho relevante e o que tem a "cara" do blog. Sim , já recebi mimos via correio , quem não gosta que atire a primeira pedra , e nem por isso saí espalhando aos quatro ventos que a loja X,Y,Z é a "MAISTUDODEBOMDAVIDAEVER" porque antes de tudo minha porção consumidora fala mais alto. Uma loja que trata blogueira mal , trata consumidora mal, isto é fato !

Existem muitas blogueiras que são jornalistas e falam de moda , por acaso elas deveríam ser formadas em MODA para falar do que usam e gostam ? O jornalista deveria ser formado em TUDO para falar de tudo ? Jornalista é aquele que informa e não o que VENDE sua opinião.

" De acordo com a pesquisadora Catarina Moura da Universidade da Beira Interior (Portugal) , "jornalismo open source" implica, desde logo, permitir que várias pessoas (que não apenas os jornalistas) escrevam e, sem a castração da imparcialidade, dêem sua opinião, impedindo assim a proliferação de um pensamento único, como o pode ser aquele difundido pela maioria dos jornais, cuja objetividade e imparcialidade são muitas vezes máscaras de um qualquer ponto de vista que serve interesses mais particulares que apenas o de informar com honestidade e isenção o público que os lê" (fonte : Wikipedia)

E para os poucos informados blogueiras se engalfinham por aí , achando que tem nas mãos o super poder de ser mais ou menos que outra, acessos , seguidores , parceiros , patrocinadores, apoiadores , é lamentável ! Se você é jornalista , ou somente uma "réles" blogueira .....................

(NÃO DEIXE DE LER Você é Alta Costura ou Fake? )

(OPINIÃO DE TIM BLANKS http://chic.ig.com.br/moda/noticia/escrever-e-escrever-nao-importa-se-voce-e-jornalista-ou-blogueiro-comentou-tim-blanks-em-passagem-pelo-brasil )

Não pretendo ser jornalista , nunca pretendi , mas no meu blog escrevo o que quero para quem quiser ler , entre no meu Planeta se isso te faz feliz , caso contrário viva sua vida e seja feliz também !!!

Ah sim , de uma coisa eu tenho certeza , a gente se vê por aí.....





Camilla D'Amato 








5 comentários:

  1. Simplesmente fantástico o post... adorei... deu vontade de copiar... kkkkkk
    bjoks

    ResponderExcluir
  2. Concordo muitíssimo com suas palavras Camilla!
    É bem isso, cada qual no seu espaço, c'est la vie!!! Beijo no coração twin!

    ResponderExcluir
  3. Cara amiga do teclado Emo...[não podia perder essa!]

    Total apoio ao seu discurso da primeira até a última letra!
    Lembro-me, desde que me entendo por gente, de uma expressão bastante significativa em uma sociedade dita democrática: "Liberdade de expressão"!
    Nos dias de hoje, a tal "Liberdade de Expressão" vive através das mais variadas redes sociais, entre elas, os famosos blogs.
    Com um universo virtual tão absurdamente grande, não há espaço para todos?
    Ou será que a grande questão não seria o fato de que o ser humano se sente incomodado com o que supõe ser melhor do que o que pode produzir/ser?
    Se a minha suspeita estiver certa, PARABÉNS! Se vc incomoda jornalistas [tecnicamente, especialistas no assunto!], é sinal que os próprios a consideram capaz de uma criação literária mais atraente que a deles!
    Enfim... popularmente falando, "Tô contigo e não abro"!

    ResponderExcluir
  4. Poxa muito bom e completo o post Camilla, parabéns e infelizmente a maior verdade é que a maioria das blogueiras realmente se engalfinham e vivem em constante competição.

    Beijos e sucesso.

    ResponderExcluir
  5. Concordo Camilla!!! No final das contas acho que tudo gira em torno do $$ e acaba gerando um ciúme absurdo! Tb não sou jornalista, mas sou blogueira e amo muito tudo isso! rs bjs, Mari

    ResponderExcluir