sexta-feira, 1 de junho de 2012

CURIOSIDADES - A GAIOLA DA MAQUIAGEM

A matéria é do Up Date or Die , mas achei tão sensacional que resolvi reproduzi-la aqui ....


Essa gaiola de colocar na cabeça não é um instrumento de tortura. Pelo menos não tinha essa intenção.
Trata-se de um Beauty Micrometer, um calibrador de maquiagem, usado em 1934. A verdadeira gaiola das loucas.
O dispositivo foi criado pelo polonês Maksymilian Faktorowicz, mais conhecido como Max Factor (eu não tinha a mínina idéia que Max Factor era uma pessoa, sempre achei que fosse só uma marca, algo como "fator máximo de beleza). O cara tem nome de vilão.

Enfim, a gaiola funcionava assim: tá vendo que ela tem vários parafusos ?


O maquiador profissional apertava os parafusos até eles encostarem na pele da pessoa, e assim ia medindo o rosto inteiro, caçando imperfeições imperceptíveis a serem corrigidas.
Por exemplo, se a pessoa tivesse um narigão, o micrometro já recomendava um tipo de maquiagem específica para disfarçar. Se um lado do rosto fosse diferente do outro, mesma coisa. E assim por diante. O Beauty Micrometer era mais ou menos um scanner analógico. O velho Max era o maluco preferido pelas estrelas de Hollywood. Quando o cinema foi evoluindo, a maquiagem foi ganhando importância, principalmente por causa dos closes. Max era o cara que fazia a massa corrida salvadora, capaz de resistir  às luzes sem rachar etc. Foi ele, inclusive, que inventou o termo "make-up", já que literalmente fazia rostos impecáveis sobre rostos comuns.


Vovô Max e sua primeira loja em NY .
Ironicamente, o pessoal de CG (computer graphics), usa um método conceitualmente parecido com o da gaiola para digitalizar bonecos feitos em argila, só que ao contrário: quanto mais imperfeito, mais realismo (um fenômeno chamado “uncanny valley”).





O cinema filmado plastifica humanos. O cinema da computação humaniza plásticos.
O mundo da beleza tem um momento que o antecede, de bastidores, que é fascinante. Quase que uma penitência por alguns momentos de magia. Mas me engana que eu gosto!


Texto de Wagner Brenner 

Porque informação nunca é demais , a gente se vê por aí ...


16 comentários:

  1. Parece "meio" dolorido...rs....Ainda bem que as coisas evoluem né!? Eu não me animaria muito em colocar um aparato desses na minha cabeça só pra ficar bonita para uma festa por exemplo rs....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que tudo depende da época , hj prá nós seria um horror mas na época não . Vc sabe né , mulher faz "quase" tudo prá ficar mais bonita :)

      Excluir
  2. Gente, que medo dessa gaiola!! Mas não podemos negar que esse invento estranho trouxe muita evolução para as produções, né! Adorei conhecer!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tio caprichou na gaiola né ???? Parece coisa de filme de terror !!!!

      Excluir
  3. Adorei o post e a curiosidade! Tbm não fazia a mínima idéia que Max Factor era uma pessoa, e ainda mais um homem com jeito de "cientista maluco" :) Agora, a sua frase "O cara tem nome de vilão" eu ri sozinha aqui :D
    Bjks, Liri @ResuminhoBasico
    www.resuminhobasico.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabia que era uma pessoa mas nunca tinha visto a cara da criatura . Ele me lembrou o criador do Edward Mãos de Tesoura , lembra do filme Liri ????

      Excluir
  4. Max Factor era sinistro hehehe ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tio muito sinistro gata !!!! Mas graças a ele a Max Factor tem pencashhhhh de coisas lindas prá gente usar :)

      Excluir
  5. Muito legal esse post, Camilla.
    Que essa gaiola realmente parece um instrumento de tortura medieval, ah, parece. E Max Factor tem mesmo mó jeitão de vilão.
    Beijo.
    www.coisasdadeinhah.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada época tem suas curiosidades , adoro encontrar essas coisas, você como professora deve ter essa alma "fuçadora" também né ?

      Excluir
  6. AAAi que medo desta gaiola, haha
    adoreeei o post!
    beijos, Renata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha eu seria bem capaz de enfiar minha cara nesse negócio só pra experimentar a sensação :P

      Excluir
  7. que interessante isso. Nossa, naquela época as pessoas faziam coisas incomuns para alcançarem a beleza né.

    ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana , acho que até hj as pessoas fazem coisas bizarras pela beleza .... pelo menos ele foi criativo e saudável né ? Bjoka

      Excluir