quarta-feira, 15 de agosto de 2012

O QUE É KLOUT ? (da série - informativo)




Vocês já receberam um convite para fazer parte do Klout ????
Sim ? Passou batido ? Não ?
O que será isso ????

Se você usa mídias sociais para divulgar seu trabalho precisa pensar na hipótese de usar o Klout ...

Adorei o texto do Midias Blog e compartilho com vocês :

"Eu li esse texto na Social Examiner . Ele me chamou a atenção porque em minhas palestras, eu indico o Klout como ferramenta para medir a influência de alguém nas mídias sociais. Fiquei curioso e repasso o texto aqui com alguns comentários e acréscimos pessoais.

Você usa o Klout ? Ele mostra mesmo sua influência ? Ele pode ser burlado ?

O Klout se intitula " medida da sua influência online", mas o que eles estão, realmente, querendo fazer ? Para entender o objetivo do KLOUT é preciso entender a dificuldade de se medir o ROI ( retorno de investimento ) nas mídias sociais.

No começo, media-se apenas seguidores e fans e a vida era uma #coisalindaddeus. Mas a coisa foi mudando, muitas empresas foram aderindo e a quantidade de dinheiro investida foi aumentando, além da quatidade de ferramentas que ajudam a burlar a quantidade de seguidores e fãs.

E agora, se não podemos mais usar a quantidade de fans e seguidores como saber se uma pessoa é influente mesmo ou não ?? Cadastre-se no Klout  e vamos entender como ele funciona:

O KLOUT no começo usava o Twitter e o Facebook ( e agora, há pouco tempo, também o Linkedin) com um algorítimo com mais de 35 variáveis diferentes para determinar seu alcance e influência nas mídias sociais. O Klout avalia seus dados em 3 diferentes métricas: Alcance real ( True Reach ), Probabilidade de Amplificação ( Amplification Probability ) e Influência em sua rede de contatos ( Network Influence ).

O Alcance Real avalia com quantas pessoas reais você realmente se relaciona e quantas pessoas são contas de spammers ou inativas, que só fazem número. Ele avalia isso pela quantidade de pessoas que expressam alguma reação ao conteúdo que você compartilha no twitter ( replies e RT ) e no Facebook ( like e comentários ). Leva em consideração quantas pessoas seguem você e em quantas listas você está presente.


probabilidade de amplificação é uma métrica do Klout que leva em consideração o que acontece com o conteúdo que você compartilha, após você envia-lo. Vai ser retuitado ou simplesmente ignorado ? Suas mensagens geram conversações ou você simplesmente está falando sozinho ? Além das métricas anteriores, o Klout avalia a quantidade de mensagens que você envia e as que recebe, dando prefêrencias a marcas ( ou pessoas, dependendo do perfil que você está avaliando ) que possuem uma quantidade de mensagens enviadas e recebidas, ou seja, que geram conversações.

A Influência em sua rede de contatos é a versão online do qual legal seus amigos são ! Esta métrica mede o quão influente você é e se seus seguidores são engajados e determina se você está realmente influenciando seus amigos ou se você está apenas numa camera de eco.

É aqui que o Klout fica um pouco impreciso. O Klout usa sua pontuação no próprio Klout para decidir se a sua rede é influente. Pense nisso: Como o algorítimo do  Klout pode definir sua pontuação primeiro se ele depende da pontuação de outros Klouts ? 

Porque o KLOUT é importante ? Simplesmente porque como profissionais de comunicação e marketing somos obrigados a medir o retorno de nossos investimentos, o alcance da campanha e o KLOUT é o índice que temos, que nos diz isso de maneira mais direta.

Pense nisso, se você diz para seu cliente que não pode avaliar o sucesso de sua campanha só pelo número de seguidores ou amigos, o que fazer ?

Existem várias métricas que são importantes, mas nenhuma definitiva, exata, com um número apenas.  O KLOUT está tentando fortemente nos convencer que podemos utilizá-lo como métrica definitiva e assim, todos ficam felizes.




Então devemos ignorar o KLOUT ?

O Autor do texto diz que é normal algumas pessoas desconfiarem do que foi falado no paragrafo anterior. E ele explica o porquê: Infelizmente o KLOUT é muito fácil de se burlar e colocar os números que você quiser.

O autor do texto ainda reforça na dificuldade de acreditarmos em apenas um número para avaliar o desempenho de uma campanha de marketing digital integrada.

Houveram algumas situações em que pessoas foram classificadas como influentes em assuntos que elas nunca nem tuitaram a respeito. Ontem mesmo eu tuitei a respeito disso. O Klout disse que eu sou influente sobre Robert Frost, e fui pesquisar no google para descobrir quem é ( ou foi ) um poeta. Nunca soube da existência dele, como ser influente ? Mas o Klout acerta que sou influente em Socialmedia, Marketing, Blogging...

Ainda é difícil julgar o KLOUT porque o trabalho está em andamento, mas a questão é, é eficaz ?

Infelizmente você deve avaliar a palavra eficiência para sua empresa. Por um lado o Klout lhe dá algumas boas regras para a presença online da sua empresa: Entre na conversa, conecte-se com pessoas importantes, certifique-se de estar enviando conteúdo relevante para o seu público e que sua presença seja consistente. Ninguém pode argumentar contra isso, não é mesmo ?

Se você é uma marca ou pessoa que está preocupado em avaliar estas métricas, o autor não vê o KLOUT como um índice tão deficiente assim não.

Se você é uma marca que pretende utilizar Klout para alcançar os influenciadores em um determinado nicho, então eu tenho que adverti-lo contra Klout. O algorítmo deles é bom, mas não é excelente!  Você deve avaliar se ele lhe é útil para ir usando enquanto aperfeiçoam seu algorítimo." 


Fonte Midias Blog
Autor : Israel Scussel Degásperi

Você quer fazer parte ? Clica AQUI

8 comentários:

  1. Ótimo post, Cami!
    Deu pra esclarecer legal sobre o Klout (confesso que eu nunca tinha entendido direto)! Gostei das dicas sobre para quem é bom usar ou não... ;)
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  2. Boa...twin...Preciso incrementar meu Klout! Beijos

    ResponderExcluir
  3. O Klout não é um bicho de 7 cabeças .... só tem 3 ..... vamos aprender juntas né ???? Bjokas

    ResponderExcluir
  4. Show Cami!
    Estou aprendendo a lidar com o KLOUT. \o/ Obrigada por esclarecer algumas coisas. =)

    Bjussss

    ResponderExcluir
  5. Cami..ainda não sei usar o Klout direito, preciso aprender um pouco mais, mas agora as coisas estão muito mais claras..Obrigada

    Beijos
    Jaque
    www.truquesdabeleza.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi amores , quanto mais a gente interage melhor , aos poucos ficamos mais "íntimas" do Klout !!!! Bjokona !!!

    ResponderExcluir